Parceiro implementador:

Educar crianças e adolescentes sobre o meio ambiente é plantar sementes para o futuro. A partir desse olhar, o Instituto Justiça (IJ) criou uma frente de atuação voltada à regeneração ambiental por meio da educação, com um conjunto de ações pedagógicas que fortalecem o vínculo entre crianças, educadores e a natureza.

A iniciativa integra o programa RegeneRaízes, que apoia projetos voltados à regeneração ambiental e climática com base na educação, na participação comunitária e na reconexão com os territórios. Por meio dele, buscamos estimular práticas que promovam ecossistemas mais saudáveis e sociedades mais conscientes, justas e resilientes.

Impactos do projeto

1.899
Estudantes
impactados

4.109
Árvores plantadas

136
Espécies distintas

1.942 m²
Área reflorestada

29,8 ton
CO₂ compensado

Atualizado em: 05/01/2026

Para implementar esse trabalho, o IJ contou com o parceiro implementador Formigas-de-Embaúba, organização sem fins lucrativos que vem transformando a relação de milhares de estudantes com a natureza a partir de um projeto ousado: levar miniflorestas a escolas públicas da Grande São Paulo, plantando milhares de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas pouco arborizadas.

Essa iniciativa une educação, regeneração ambiental e mobilização coletiva. E acontece por dois caminhos complementares.

  1. Formação de professores da rede pública, para que desenvolvam projetos de educação ambiental com seus alunos.
  2. Plantio participativo de miniflorestas dentro das próprias escolas, com o envolvimento direto de crianças, educadores e comunidades.

Ao longo de meses de atividades integradas à grade curricular, os estudantes aprendem sobre o solo, a vegetação, a disponibilidade de água, as mudanças climáticas e a produção de alimentos.

O plantio marca o encerramento desse percurso educativo — um momento simbólico, com a presença da comunidade local, como uma formatura na floresta.

Mais do que paisagem, essas miniflorestas oferecem sombra, reduzem a temperatura ambiente, purificam o ar, produzem alimentos e podem se transformar em salas de aula ao ar livre. São espaços vivos, que educam, inspiram e conectam.

Para garantir que se desenvolvam e se tornem parte das comunidades, cada minifloresta é acompanhada por um período de dois anos após o plantio, com visitas técnicas e suporte de especialistas.

Por que a Mata Atlântica?

A Mata Atlântica é um dos biomas de maior diversidade do planeta — e um dos mais ameaçados1. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de 70% da sua vegetação original já foi destruída2. Entre 2021 e 2022, o desmatamento de 20 mil hectares gerou o lançamento de quase 10 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera3.

Preservar e regenerar a Mata Atlântica é essencial para a vida no país:
– É onde vivem quase 70% dos brasileiros1
– Responde por cerca de 80% da economia nacional1
– Produz metade dos alimentos consumidos no Brasil3
– Protege nascentes, rios e encostas — evitando enchentes e deslizamentos

Uma floresta em cada escola, uma lição para a vida inteira

O Instituto Justiça realiza esses plantios em escolas selecionadas desde 2022 e contribui mensalmente com a manutenção da Formigas-de-Embaúba, através de doações destinadas ao seu apoio estrutural, para fortalecer a sustentabilidade da organização e sua capacidade de atuação.

O objetivo, além do plantio das árvores, é formar pessoas que compreendem o valor dos ecossistemas e a urgência de preservá-los.

Plantios realizados com apoio do Instituto Justiça:

CEU Parque Bristol (07/10/2025): 360 estudantes, 390 árvores, 250 m², 2,8 ton de CO₂

CEIM Giovanna de Oliveira Leite (14/11/2024): 124 estudantes, 400 árvores, 200 m², 2,9 ton de CO₂

EMEF Plácido de Castro (24/10/2024): 360 estudantes, 800 árvores, 400 m², 5,8 ton de CO₂

EMEI Pérola Ellis Byington (19/10/2024): 360 estudantes, 430 árvores, 215 m², 3,1 ton de CO₂

CEU Paraisópolis (22/10/2023): 363 estudantes, 367 árvores, 175 m², 2,7 ton de CO₂

CEU Vila do Sol (out/2022): 362 estudantes, 1.172 árvores plantadas, 350 m² de área reflorestada, 8,5 toneladas de CO₂ compensadas

Galeria

Nós do Instituto Justiça acreditamos que educação e natureza caminham juntas. Através da parceria com Formigas-de-Embaúba, reafirmamos nosso compromisso com a regeneração ambiental, a equidade social e a construção de um futuro mais justo e sustentável.

Vamos plantar essa ideia juntos?

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Parceiros estratégicos

Conheça outros projetos