CIEM Porto Feliz

CENTRO INFANTIL ESPECIALIZADO MUNICIPAL

Em 2023, o Instituto Justiça, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Educação de Porto Feliz, inaugurou o Centro Infantil Especializado Municipal (CIEM), um projeto pioneiro voltado ao atendimento educacional e terapêutico de crianças de 4 a 5 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Dados de 2022 indicam um crescimento de 30% nos diagnósticos de crianças com TEA no município de Porto Feliz (SP), com uma estimativa de 1 em cada 59 crianças. Para atender a esta crescente demanda, a criação de centros especializados em TEA é essencial ao apoio do desenvolvimento das crianças e ao suporte às suas famílias.

O CIEM oferece atendimento neuropsicomotor por meio de um plano multidisciplinar de ensino e suporte. Esse plano visa preparar os alunos para a futura inserção na rede regular de ensino e promover seu pleno desenvolvimento educacional. 

O centro conta com uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, psicopedagogos, professores especializados, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Ao proporcionar um ambiente estruturado que atende às necessidades específicas de cada criança, tais terapias ajudam a melhorar habilidades sociais, comunicativas e cognitivas, promovendo a inclusão no ambiente escolar e social¹. Além disso, essas abordagens terapêuticas possibilitam o desenvolvimento da autonomia e da autoconfiança, auxiliando as crianças a enfrentarem desafios diários de forma mais eficaz ².

Além disso, o espaço do CIEM foi cuidadosamente planejado para ser lúdico, acolhedor e altamente estimulante, incentivando o aprendizado por meio de brincadeiras e atividades que respeitam o ritmo e as características individuais de cada criança. As instalações incluem salas de terapia, ambientes sensoriais, áreas de convivência e espaços ao ar livre, todos adaptados para proporcionar conforto e segurança.

O CIEM também busca oferecer suporte às famílias das crianças atendidas, por meio do grupo TEAcolho. A iniciativa reconhece a importância da parceria entre escola e família para o sucesso do desenvolvimento das crianças e sua integração na sociedade.

Equipe CIEM PORTO FELIZ INSTITUTO JUSTIÇA
CAMISETA CIEM TEA INSTITUTO JUSTIÇA PORTO FELIZ

O apoio terapêutico especializado
contribui para que essas crianças tenham mais oportunidades de inclusão social. 

“É um dia histórico. Esse é apenas o primeiro passo da nossa jornada para garantir a inclusão e o sucesso de nossos alunos com TEA. Vamos continuar trabalhando juntos para fornecer recursos e apoios adicionais para que cada um deles tenha oportunidade de alcançar o máximo potencial”
— Antônio Cássio Habice Prado, prefeito de Porto Feliz.

NA MÍDIA

ODS que contribuem para os objetivos de desenvolvimento sustentável

REFERÊNCIAS 

¹ DELLA BARBA, Patrícia Carla de Souza; MINATEL, Martha Morais. Contribuições da Terapia Ocupacional para a inclusão escolar de crianças com autismo: relato de experiência. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCAR, São Carlos, v. 21, n. 3, p. 601-608, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/cto.2013.062 Acesso em:  02/12/2024 

² LONGO, Ítala Stephanie Faria et al. Independência em atividades de vida diária (AVDs) em crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA): a perspectiva de profissionais da terapia ocupacional. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/53314 Acesso em:  02/12/2024