

Formigas-de-Embaúba
ambiental
ativo

Parceiro implementador
Educar crianças e adolescentes sobre o meio ambiente é plantar sementes para o futuro. A partir desse olhar, o Instituto Justiça (IJ) criou uma frente de atuação voltada à regeneração ambiental por meio da educação, com um conjunto de ações pedagógicas que fortalecem o vínculo entre crianças, educadores e a natureza.
A iniciativa integra o programa RegeneRaízes, que apoia projetos voltados à regeneração ambiental e climática com base na educação, na participação comunitária e na reconexão com os territórios. Por meio dele, buscamos estimular práticas que promovam ecossistemas mais saudáveis e sociedades mais conscientes, justas e resilientes.
Impacto
1.340 m²
Área plantada
23 ton +
CO² compensado*
1.000 +
Famílias impactadas
136
Espécies distintas
1.569
Estudantes impactados
3.169
Árvores plantadas
Para implementar esse trabalho, o IJ contou com o parceiro implementador Formigas-de-Embaúba, organização sem fins lucrativos que vem transformando a relação de milhares de estudantes com a natureza a partir de um projeto ousado: levar miniflorestas a escolas públicas da Grande São Paulo, plantando milhares de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas pouco arborizadas.
Essa iniciativa une educação, regeneração ambiental e mobilização coletiva. E acontece por dois caminhos complementares:
- Formação de professores da rede pública, para que desenvolvam projetos de educação ambiental com seus alunos.
- Plantio participativo de miniflorestas dentro das próprias escolas, com o envolvimento direto de crianças, educadores e comunidades.
Ao longo de meses de atividades integradas à grade curricular, os estudantes aprendem sobre o solo, a vegetação, a disponibilidade de água, as mudanças climáticas e a produção de alimentos.
O plantio marca o encerramento desse percurso educativo — um momento simbólico, com a presença da comunidade local, como uma formatura na floresta.
Mais do que paisagem, essas miniflorestas oferecem sombra, reduzem a temperatura ambiente, purificam o ar, produzem alimentos e podem se transformar em salas de aula ao ar livre. São espaços vivos, que educam, inspiram e conectam.
Para garantir que se desenvolvam e se tornem parte das comunidades, cada minifloresta é acompanhada por um período de dois anos após o plantio, com visitas técnicas e suporte de especialistas.
O Instituto Justiça realiza esses plantios em escolas selecionadas desde 2022 e contribui mensalmente com a manutenção da Formigas-de-Embaúba, através de doações destinadas ao seu apoio estrutural, para fortalecer a sustentabilidade da organização e sua capacidade de atuação.
O objetivo, além do plantio das árvores, é formar pessoas que compreendem o valor dos ecossistemas e a urgência de preservá-los.
Cuidar do planeta é educar com propósito
Nós do Instituto Justiça acreditamos que educação e natureza caminham juntas. Através da parceria com Formigas-de-Embaúba, reafirmamos nosso compromisso com a regeneração ambiental, a equidade social e a construção de um futuro mais justo e sustentável.
Vamos plantar essa ideia juntos?