Parceiro implementador:

Educar crianças e adolescentes sobre o meio ambiente é plantar sementes para o futuro. A partir desse olhar, o Instituto Justiça (IJ) criou uma frente de atuação voltada à regeneração ambiental por meio da educação, com um conjunto de ações pedagógicas que fortalecem o vínculo entre crianças, educadores e a natureza.
A iniciativa integra o programa RegeneRaízes, que apoia projetos voltados à regeneração ambiental e climática com base na educação, na participação comunitária e na reconexão com os territórios. Por meio dele, buscamos estimular práticas que promovam ecossistemas mais saudáveis e sociedades mais conscientes, justas e resilientes.
Impactos do projeto
1.899
Estudantes
impactados
4.109
Árvores plantadas
136
Espécies distintas
1.942 m²
Área reflorestada
29,8 ton
CO₂ compensado
Atualizado em: 05/01/2026
Para implementar esse trabalho, o IJ contou com o parceiro implementador Formigas-de-Embaúba, organização sem fins lucrativos que vem transformando a relação de milhares de estudantes com a natureza a partir de um projeto ousado: levar miniflorestas a escolas públicas da Grande São Paulo, plantando milhares de árvores nativas da Mata Atlântica em áreas urbanas pouco arborizadas.
Essa iniciativa une educação, regeneração ambiental e mobilização coletiva. E acontece por dois caminhos complementares.
- Formação de professores da rede pública, para que desenvolvam projetos de educação ambiental com seus alunos.
- Plantio participativo de miniflorestas dentro das próprias escolas, com o envolvimento direto de crianças, educadores e comunidades.
Ao longo de meses de atividades integradas à grade curricular, os estudantes aprendem sobre o solo, a vegetação, a disponibilidade de água, as mudanças climáticas e a produção de alimentos.
O plantio marca o encerramento desse percurso educativo — um momento simbólico, com a presença da comunidade local, como uma formatura na floresta.
Mais do que paisagem, essas miniflorestas oferecem sombra, reduzem a temperatura ambiente, purificam o ar, produzem alimentos e podem se transformar em salas de aula ao ar livre. São espaços vivos, que educam, inspiram e conectam.
Para garantir que se desenvolvam e se tornem parte das comunidades, cada minifloresta é acompanhada por um período de dois anos após o plantio, com visitas técnicas e suporte de especialistas.
Por que a Mata Atlântica?
A Mata Atlântica é um dos biomas de maior diversidade do planeta — e um dos mais ameaçados1. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mais de 70% da sua vegetação original já foi destruída2. Entre 2021 e 2022, o desmatamento de 20 mil hectares gerou o lançamento de quase 10 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera3.
Preservar e regenerar a Mata Atlântica é essencial para a vida no país:
– É onde vivem quase 70% dos brasileiros1
– Responde por cerca de 80% da economia nacional1
– Produz metade dos alimentos consumidos no Brasil3
– Protege nascentes, rios e encostas — evitando enchentes e deslizamentos
Uma floresta em cada escola, uma lição para a vida inteira
O Instituto Justiça realiza esses plantios em escolas selecionadas desde 2022 e contribui mensalmente com a manutenção da Formigas-de-Embaúba, através de doações destinadas ao seu apoio estrutural, para fortalecer a sustentabilidade da organização e sua capacidade de atuação.
O objetivo, além do plantio das árvores, é formar pessoas que compreendem o valor dos ecossistemas e a urgência de preservá-los.
Plantios realizados com apoio do Instituto Justiça:
CEU Parque Bristol (07/10/2025): 360 estudantes, 390 árvores, 250 m², 2,8 ton de CO₂
CEIM Giovanna de Oliveira Leite (14/11/2024): 124 estudantes, 400 árvores, 200 m², 2,9 ton de CO₂
EMEF Plácido de Castro (24/10/2024): 360 estudantes, 800 árvores, 400 m², 5,8 ton de CO₂
EMEI Pérola Ellis Byington (19/10/2024): 360 estudantes, 430 árvores, 215 m², 3,1 ton de CO₂
CEU Paraisópolis (22/10/2023): 363 estudantes, 367 árvores, 175 m², 2,7 ton de CO₂
CEU Vila do Sol (out/2022): 362 estudantes, 1.172 árvores plantadas, 350 m² de área reflorestada, 8,5 toneladas de CO₂ compensadas
Galeria












Nós do Instituto Justiça acreditamos que educação e natureza caminham juntas. Através da parceria com Formigas-de-Embaúba, reafirmamos nosso compromisso com a regeneração ambiental, a equidade social e a construção de um futuro mais justo e sustentável.
Vamos plantar essa ideia juntos?
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)




Parceiros estratégicos

