Instituto Arara Azul - Adote um Ninho
O Instituto Arara Azul, é uma organização não governamental, tendo como principal finalidade, a promoção da conservação ambiental. O Instituto vem desenvolvendo projetos, de proteção ambiental, com este objetivo, como o Projeto Arara Azul, desenvolvido há 35 anos no Pantanal, mantendo as populações viáveis de araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), a médio e longo prazo em vida livre no seu ambiente natural.
No início da década de 80, a situação da arara-azul, Anodorhynchus hyacinthinus, (o maior psitacídeo do mundo) no Pantanal era crítica: com uma população em torno de 1.500 indivíduos.
Porém, há 35 anos, o Projeto Arara Azul estuda a biologia e relações ecológicas da arara-azul-grande, realiza o manejo e promove a conservação da arara azul em seu ambiente natural, em 54 fazendas, numa área, em torno de, 400 mil hectares no Pantanal, incluindo MS e MT.
No Pantanal, as araras-azuis são bastante seletivas, pois 95% de seus ninhos são encontrados em uma única espécie arbórea: o manduvi (Sterculia apetala) e são dependentes de duas palmeiras para alimentação: acuri (Scheelea phalerata) e bocaiúva (Acrocomia aculeata), das quais comem apenas as nozes.
Além disso, no mesmo período de reprodução, outras espécies que também ocupam grandes cavidades, disputam com elas, locais para reprodução.
Assim, atividades de manejo realizadas no campo, beneficiam não só as araras azuis, mas as outras, aproximadamente, 40 espécies que coabitam com ela.
A Campanha Adote um Ninho, que já está na sua 11ª Edição, é uma forma de adoção simbólica que visa contribuir com as ações de pesquisa e conservação do Projeto Arara Azul. Os padrinhos recebem todas as informações sobre o ninho, no período reprodutivo das araras-azuis, como também o Certificado de Adoção e a Certidão de nascimento do (s) filhote (s) que nascerem no ninho. Saiba mais em: https://www.institutoararaazul.org.br/apoie/adote-um-ninho/