Parceiro implementador:

Desde 2020, o Instituto Justiça (IJ) é parceiro do Instituto Fazendo História (IFH), contribuindo com doações mensais que ajudam a ampliar a rede de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no Brasil.
Fundado em 2005, o IFH apoia crianças e adolescentes de todo o país em situação de acolhimento, a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transformem suas histórias, interrompendo um ciclo de abandono, ruptura e violência.
Para isso, o Instituto Fazendo História desenvolve e mantém 7 programas destinados a cuidadores, educadores, voluntários e profissionais, que formam uma rede viva e colaborativa de atuação.
Em 2022, o impacto obtido pelo IFH foi expressivo:
- Quase 1 mil crianças e adolescentes atendidos diretamente
- Mais de 5,7 mil atendimentos indiretos
- 100 serviços de acolhimento apoiados
- 2,5 mil profissionais capacitados
- 450 voluntários mobilizados em ações de cuidado e monitoramento
- 7 bibliotecas implantadas
- 3 mil livros distribuídos
Reconhecido nacionalmente, o IFH já foi premiado por instituições como o Conselho Nacional de Justiça, o Criança Esperança (Rede Globo/UNESCO), o Instituto Doar, o Ministério da Cultura, entre outros, e diversas vezes listado entre as Melhores ONGs do Brasil.
Em 2020, ao lado de especialistas de diversos setores do país, o Instituto Fazendo História participou da criação da Coalizão Família Acolhedora, iniciativa que busca ampliar o número de famílias capacitadas para o acolhimento temporário. A ação envolve a formação e o acompanhamento de profissionais e famílias, além da articulação com o poder público e a sociedade civil, para facilitar e tornar mais seguro o processo de acolhimento.
Nesse contexto, o Instituto Justiça colaborou com a elaboração das seis cartilhas educativas da Coalizão — materiais práticos voltados ao preparo para o acolhimento, à construção de vínculos afetivos e ao suporte durante o processo de reintegração familiar.
Ao apoiar o Instituto Fazendo História, o IJ reafirma seu compromisso com a proteção integral da infância, contribuindo para um modelo de acolhimento mais humano, sensível e transformador.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)



Parceiros estratégicos

